Página inicial > Editais > Notícias > Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e I Concurso Literário do IFES - campus Centro-Serrano

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 13h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 17h24

Programação da IV Semana do Livro e da Biblioteca

Em virtude da alteração do calendário acadêmico, a IV Semana do Livro e da Biblioteca programada para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de outubro foi adiada para 4, 5 e 6 de novembro de 2019. A programação do evento será mantinda, e as Incrições para o I concurso Literário foram prorrogadas para segunda-feira, 21 de outubro até às 12:00 horas.

Acontecerá em todos os dias do evento a Feira de Troca de Livros, já realizada pela Biblioteca em outras oportunidades. Trata-se uma atividade de ponto de encontro para debates sobre literatura, é também um meio de desapegar de um livro já lido, em troca de um outro título desejado.

Haverá Mesa Redonda e Café literário que será facilitado por dois convidados representantes da Editora Cousa, Saulo Oliveira e Márcio Miranda Moraes e o professor do campus Marcelo Gandini, que discorrerão no primeiro momento acerca dos desafios de jovens escritores frente ao mercado editorial, do processo de edição e publicação de livros. No segundo momento a conversa será sobre Literatura e Cinema. Tais atividades serão oferecidas aos alunos do Ensino Técnico Integrado e da graduação.

Acontecerá também a divulgação do resultado do concurso literário com exposição dos trabalhos, premiações e bate-papo com os participantes.

Para se inscrever nas apresetações culturais previstas, que ocorrerão no início das atividades e ao término do evento, basta fazer a inscrição no balcão da biblioteca.

Cartaz pronto 1

Cartaz pronto 2

Tendo como proposta o Decreto nº 84.631 (09 abr. 1980), que institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com realização no período de 23 a 29 de outubro, data consagrada como Dia Nacional do Livro(Lei nº 5.191/18 dez. 1966). A comissão organizadora da semana do Livro e da Biblioteca do Ifes Campus Centro Serrano desenvolverá atividades culturais nos dias 28, 29 e 30 de outubro, com temas direcionados a livros, leitura e artes, envolvendo a toda comunidade escolar; estagiários, estudantes, servidores,trabalhadores terceirizados, familiares, moradores da região. As atividades propostas têm como foco principal a leitura e a escrita não técnica, no intuito de contribuir para que tais ações se tornem hábito, além de apresentar a Biblioteca como um espaço privilegiado para inserção no mundo de leituras diversas, convivência e partilha de saberes.

Como parte das comemorações, será realizado o I Concurso Literário com o objetivo de promover a criatividade, a imaginação, a cognição e a expressão através da valorização da escrita, da produção literária e imagética de estudantes e servidores. De forma abrangente incluirá três categorias de trabalho, a saber: [1] Contos/Crônicas; [2] Poesias; e [3] Narrativas Visuais (Charges e Tirinhas). No aspecto dos participantes, as inscrições serão do tipo estudante e servidor.
Os ESTUDANTES e SERVIDORES autores da melhor produção em cada categoria terão suas obras publicadas na página do campus e serão premiados com medalha, certificado de vencedor, bem como prêmios-surpresa. Todos participantes que tiveram trabalhos aprovados pela comissão julgadora receberão certificado de participação no concurso.

O resultado será divulgado no último dia do evento, 30 de outubro na Biblioteca do campus. Para mais informações acesse o Edital ou consulte a Biblioteca.