Página inicial > Notícias > Semana da Família Rural e Festa Junina

Semana da Família Rural e Festa Junina

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 15h04 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 14h14

Nos dias 11 e 12 de julho, aconteceu no Campus Centro-Serrano do Ifes, a I Semana da Família Rural. O objetivo do evento foi reunir produtores rurais, estudantes dos cursos técnicos em agricultura e técnico em administração, pesquisadores, extensionistas rurais, professores e autoridades locais, para discussão de um tema comum: os cenários do meio rural na região Serrana do Estado do Espírito Santo. Segundo o coordenador do Curso Técnico em Agricultura, prof. Anderson William Dominghetti, “foram momentos muito enriquecedores e que puderam proporcionar aos alunos experiências novas fora da sala de aula, com trocas de experiências diretamente com quem vive o problema na prática”. Além disso, o momento possibilitou trocas de experiências e estreitamento das relações entre professores e demais servidores do campus com os profissionais que atuam nas comunidades ao redor.

No primeiro dia, foi discutido o tema “produção orgânica de alimentos”, por meio de roda de conversa com dois tradicionais produtores do município de Santa Maria de Jetibá, o Sr. Daniel Plaster e a Sra. Selene Hammer Tesch, ambos envolvidos em importantes associações de produtores orgânicos da região. No mesmo dia, duas palestras sobre as contribuições do técnico em agricultura para a produção de alimentos, proferidas pelos engenheiro agrônomo Roberval Stuhr (Stuhr Agropecuária) e pela engenheira agrônoma Diene Maria Bremenkamp (Secretária de agricultura de Santa Leopoldina), puderam mostrar aos alunos do curso técnico em agricultura, a importância da boa formação para suas futuras profissões.

Já no segundo dia, o tema “turismo rural: oportunidade para o setor agrícola na região”, ressaltou a importância da exploração racional das riquezas naturais e culturais da região serrana, por meio das palestras de Marineuza Plaster Waiandt, produtora rural do Circuito Pomerano de Santa Maria de Jetibá, e do extensionista Mário César Ewald, do Incaper de Parajú (Domingos Martins). Nas palestras, os participantes puderam perceber como o turismo pode ser uma rica alternativa para geração extra de renda ao pequeno produtor rural. No fechamento das discussões, o professor Maurício Novaes Souza, do Campus Alegre fez uma explanação geral sobre a importância da agricultura para a sociedade em geral, resumindo o tema central do evento.

Após as palestras e rodas de conversas, em comemoração aos 160 anos da imigração Pomerana, o evento foi presenteado com apresentações culturais do Grupo de Trombonistas da Comunidade Jequitibá, de Santa Maria de Jetibá, do grupo Froelichdanz e da cantora Viviane do Acordeon, trazendo músicas e danças da cultura Pomerana. Também na sexta-feira aconteceu a quadrilha e a tradicional festa junina do Campus Centro-Serrano.