Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Centro Serrano comemora o Dia Nacional do Surdo
Início do conteúdo da página

Campus Centro Serrano comemora o Dia Nacional do Surdo

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 09h11 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 09h13

No dia 24 de setembro de 2019, aconteceu no auditório do Ifes Campus Centro-Serrano um evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, data celebrada nacionalmente no dia 26 de setembro. 

O principal objetivo desta data é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade. Esta data foi oficializada em 29 de outubro de 2008, através do decreto de lei nº 11.796. 

O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Ifes Campus Centro-Serrano, em parceria com colaboradores do Centro de Atendimento ao Surdo de Vitória (CAS), do Ifes Campus Vila Velha, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (CEFOR), da APAE, da EEEFM “Graça Aranha”, da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), de Santa Maria de Jetibá. 

O evento teve como tema “Histórias de vida e surdez” e contou com a participação também de servidores, alunos e familiares da região e das instituições envolvidas.

O evento teve uma mesa em que foi abordada a história de vida de sujeitos surdos e uma oficina de Libras com foco na comunicação básica diária, da qual puderam participar pessoas da comunidade em geral e acadêmica, sob a  coordenação dos intérpretes e tradutores de libras do Ifes, Raphael Castelo Branco (Campus Centro-Serrano) e Paulo Willian Brunelli Viçosi (Campus Vila Velha).

O Campus Centro -Serrano agradece aos colaboradores e participantes pela parceria e comprometimento com o evento, que além de motivar a reflexão sobre a importância do respeito às pessoas surdas e seus direitos como cidadãos, destacou que a luta pela inclusão dos surdos deve ser permanente.

 

dia do surdo 2

Dia do surdo

 

dia do surdo 1

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página