Página inicial > Notícias > Atividades pedagógicas não presenciais - APNP

Atividades pedagógicas não presenciais - APNP

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 14h24

Índice de Artigos

O Campus Centro-Serrano iniciará as atividades pedagógicas não presenciais no dia 25 de maio de 2020, seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes. Com isso, o calendário acadêmico será retomado. Neste dia o campus promoverá um período de “Boas-Vindas aos estudantes. A programação será disponibilizada.

No caso dos estudantes sem acesso à internet, será disponibilizado todo conteúdo impresso para o acompanhamento e organização dos estudos.

Os estudantes receberão, em até 48 horas antes do início das atividades, o Plano Quinzenal de Atividades com orientações de quais serão as atividades pedagógicas não presenciais no período, bem como quais serão os materiais necessários para realizar as tarefas propostas.

1 - O que é plano quinzenal de APNP

O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

2 - Como acessar o Ava/Moodle

O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o AVA.

Confira a playlist preparada pelo Cefor para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Obs: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico

Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades

No próprio AVA/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.

5 - Documentos de apoio

Cronograma Mensal 03 - 2º ADM - Turmas A e B
Cronograma Mensal 03 - 3º ADM - Turmas A, B e C
Cronograma Mensal 03 - Turma de Dependência

Como faço para acessar as atividades?

As atividades estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle já integrado ao sistema acadêmico do Ifes. Confira a playlist preparada pelo Cefor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo.

Qual será o horário das aulas?

O campus publicará uma planilha de atendimentos dos professores. Cada docente estabeleceu nas turmas um horário para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas.
(Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).

As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?

Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.

Quais ferramentas poderão ser utilizadas?

Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.

Como funciona o registro de presença?

O registro de participação dos discentes será inferido a partir da realização das atividades entregues, por meio digital durante o período de suspensão das aulas presenciais, ou ao fnal com apresentação digital ou física.

Qual o prazo para entrega das atividades?

A instituição definiu os dias 22/06 e 13/07 para que os estudantes que não tem acesso à internet façam a entrega das atividades. No Moodle, estas datas serão estabelecidas por cada professor responsável por sua disciplina.

Quem não tiver acesso às atividades, poderá fazer as avaliações quando retornarem as atividades presenciais?

Sim, as atividades ficarão disponíveis para que aqueles que não consigam realizá-las remotamente possam fazê-las no retorno das atividades.

Como ficou o calendário acadêmico?

O calendário acadêmico será retomado no dia 25 de maio e a data de início equivale ao dia 19 de março para contagem dos dias letivos.

Setor

Diretoria de Ensino