Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IV Seminário de Humanidades
Início do conteúdo da página

IV Seminário de Humanidades

Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 11h05 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 11h05

seminario humanidades

 

 

O Seminário de Humanidades está em sua quarta edição no Campus Centro-Serrano. Desde sua concepção o objetivo é abordar temas que atravessam o currículo de nossos cursos na sua dimensão social, histórica, cultural e ambiental. Além de entrelaçar o conteúdo técnico com as dimensões humanas, visto que privilegia a construção do conhecimento para além de uma racionalidade instrumental, mas objetiva a dimensão da vida e para a afirmação de todas as vidas humanas e não humanas. Logo, este seminário auxilia na formação integral dos estudantes, no exercício pleno da cidadania e na construção de uma sociedade não discriminatória e que valoriza a diversidade e a igualdade de direitos.

Dessa forma, o Seminário de Humanidades busca contribuir na efetivação do arcabouço legal da Educação em Direitos Humanos e da Educação para Relações Étnico-Raciais que ainda enfrenta grandes barreiras para ser realizados no cotidiano escolar. Entretanto, apesar dos desafios, é urgente a necessidade de se trabalhar tais temáticas devido ao recrudescimento do autoritarismo político e as constantes violações aos direitos humanos que temos vivenciados nos últimos anos em nossa sociedade. 

Assim o IV Seminário de Humanidades busca promover reflexão crítica a partir de temas transversais, Educação em Direitos Humanos e Educação para Relações Étnico-Raciais, no ensino dos cursos técnicos em Administração, Agricultura e curso superior de Administração. Objetivamos também discutir as temáticas de Políticas de gênero, étnico racial e feminista prioritariamente, assim como promover práticas pedagógicas interdisciplinares e de integração curricular. 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira (03/12/2020)

18h30min - Cerimônia de AberturaComissão e Diretor-Geral/Diretoria de Ensino

19h às 21h - Direitos humanos em tempos de crise -Beatriz de Barros Souza é doutoranda em Psicologia pela Ufes, Mestra em Direitos Humanos pela USP (2017) e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (2011).

Sexta-feira (04/12/2020)

19h às 20h - Bichas, resistências e pandemias: Manifestações no Brasil do século 21 - Professor Jésio Zamboni (UFES) e Professor Davis Moreira Alvim (Ifes Campus Linhares).

Segunda-feira (07/12/2020)

18:30 às 20hCultura Negra no Marketing – Apresentação de trabalhos acadêmicos dos estudantes do Curso Superior em Administração do Campus.

Quinta-feira (10/12/2020)

18:30 às 20h - Emoções em Crise: Como lidar com a impermanência e o sofrimento emocional em tempos difíceis - Deyse Salatiel de Moura - Psicóloga, formada em Psicologia pela Universidade Vila Velha (UVV), Especialista em Psicologia e Transtorno do Espectro Autista (UNIARA - Araraquara) e Mestre em Psicologia (UFES).

Sexta-feira (11/12/2020)

19h às 21h - Educação em Direitos Humanos e as Comunidades Tradicionais.  Mediador -Adeylson L. C. Bertuani - Neabi Centro-Serrano; Maria Lina Rodrigues de Jesus - Educadora em Direitos Humanos; Marina Raimundo Pereira: Educadora - Prefeitura de Santa Leopoldina; Erineu Foerste - Professor do Departamento de Educação – Ufes.

Transmissão

Todas as palestras serão transmitidas pelo canal oficial do Seminário de Humanidades do Ifes Campus Centro-Serrano. 

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC7tiT1AXo5wG4NmgNFBIS6g

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página