Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pós-graduação Especialização em Gestão Escolar para profissionais da Educação Campus Centro Serrano

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 12h10 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 08h31

Sobre o curso

O Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar para profissionais da Educação prevê carga horária de 390 horas de disciplinas, 30 horas cada, de Seminários de Pesquisa I e II  e 90 horas de Trabalho Final de Curso, totalizando 480 horas de curso. O Trabalho Final de Curso (TFC), proposto em acordo com o Regulamento da Organização Didática (ROD) dos Cursos Pós-graduação do Ifes, constitui-se em uma pesquisa investigativa, realizada por meio de uma Intervenção em Gestão Escolar e/ou proposta de Intervenção em Gestão Escolar planejada no contexto do curso. O objetivo é que esta intervenção seja uma investigação realizada pelo estudante num contexto da educação, salvo casos especiais.  O curso fará parte do Projeto de Cursos EaD em Rede do Ifes, cujo número do processo que aprova o Projeto é o 23147.00006047/2020-88. Serão ofertados quatro polos de apoio presencial (incluindo o polo no campus) que serão definidos por meio de realização de Chamada Pública por adesão entre abril e maio de 2022. O processo de seleção de alunos acontecerá entre maio e julho, cujos procedimentos serão centralizados e de responsabilidade da Coordenação do Projeto.  A modalidade de ensino no qual é ofertado é a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contando com, no mínimo, um encontro presencial, por módulo, para realização de atividades avaliativas.

Projeto Pedagógico do Curso


Regulamento do Curso

Público alvo

Bacharéis, licenciados ou tecnólogos em qualquer área do conhecimento vinculados ou não à Educação Pública.

Carga Horária


480 horas de curso

Duração

Início em 17.08.2022 .Término em 03/07/2023

Coordenadora


Profª Drª Ka- tia Gonçalves Castor

katia.castor@ifes.edu.br


Link do Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4525902332048373

 

Contato


E-mail:

cpgge.cs@ifes.edu.br

 

Portaria de autorização

 

Matriz Curricular

 

Período

Componente Curricular

Obrigatória

/Optativa

Nome do Professor(a) Responsável

Carga Horária

Código

Descrição

2022/2

PGE01

Gestão democrática política educacional

Obrigatória

Prof. : Johelder Xavier Tavares e André Correa

60h

2022/2

PGE02

Planejamento do trabalho pedagógico e o cotidiano escolar

Obrigatória

Prof.ª Maria Carolina da Silva Porcino de Oliveira e Adeylson Lichtenheld Craus Bertuani

60h

2022/2

PGE03

Metodologia da Pesquisa

Obrigatória

Prof. Emmanuel Victor Hugo Moraes e Poliana Silva e Poliana Kassia Nascimento Silva

30h

2022/2

PGE04

Seminário Integrador I

Obrigatória

Prof. Adeylson Lichtenheld Craus Bertuani

30h

2022/2

PGE05

Financiamento da educação e a gestão escolar: Políticas e Programas de Educação

Obrigatória

Prof. Ricardo Andre da Costa e André Simplício Carvalho

60h

2023/1

PGE06

O pensamento pedagógico brasileiro,política pública de educação e a Gestão Escolar


Obrigatória

Prof. ª Katia Gonçalves Castor e Johelder Xavier


60h

2023/1

PGE07

Educação para a diversidade  na perspectiva inclusiva

Obrigatória

Prof.ª Erivânia do Nascimento Coutinho Mageski e Paulo Willian Brunelli Viçosi

60h

2023/1

PGE08

Seminário Integrador II

Obrigatória

Prof. Adeylson Lichtenheld Craus Bertuani

30h

2023/1

PGE09

Trabalho Final de Curso

Obrigatória

Prof.ª Katia Gonçalves Castor

90h

 

Total de Carga Horária de Disciplina(s) Obrigatórias(s) a ser cumprida

390h

 

Total da Carga Horária do Trabalho Final de Curso - Projeto de Intervenção em Gestão Escolar

90h

 

Carga Horária Total do Curso

480 h

 

**Ação de Extensão prevista

 

* A tabela acima refere-se aos professores formadores das disciplinas.

Avaliação, Permanência e Conclusão do Curso


A avaliação será realizada de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, envolvendo os professores e alunos, e serão considerados aspectos qualitativos e quantitativos, presentes tanto no domínio cognitivo quanto no desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores. Todas as disciplinas do curso serão avaliadas durante todo o processo e presencialmente, ao final de cada módulo. No final do curso haverá a avaliação do Trabalho Final de Curso (TFC). A avaliação contará com atividades interdisciplinares para as disciplinas de um mesmo módulo, de forma a otimizar a produção dos estudantes e a permitir o diálogo entre as disciplinas.


Site

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página