Página inicial > Notícias > Inauguração oficial da estação experimental Lucas Masuki

Inauguração oficial da estação experimental Lucas Masuki

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 16h32 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 16h32

WhatsApp Image 2023 04 06 at 12.22.07 1

"Nesta segunda-feira (03/04), o campus Centro-Serrano do Instituto Federal do Espírito Santo inaugurou oficialmente a Estação Experimental Lucas Masuki.

O projeto, coordenado pelo professor e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus, Thiago Mello, consistirá em estudos sobre diversos fatores que influenciam a cadeia produtiva do Gengibre, como a disponibilidade de certos nutrientes ao longo do ciclo produtivo e a relação entre certos minerais e a presença de pragas que assolam a cultura.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Reitor do Ifes, que assinou o Acordo de cooperação com a propriedade "Sítio Cantinho do Céu", além de autoridades políticas regionais. O termo assinado prevê a colaboração entre as partes no intuito de promover uma integração entre ensino, pesquisa e extensão. Nos termos do acordo firmado, o produtor cederá parte do espaço de sua propriedade para plantios experimentais. Os tópicos que serão pesquisados foram discutidos com o produtor e, por meio da demanda externa levantada, as prioridades de pesquisa foram integradas. O projeto será institucionalizado como uma ação de extensão e poderá contar com financiamento externo e interno.

O sítio Cantinho do Céu sagrou-se campeão do concurso promovido na Expogengibre 2022 e foi capaz de obter padrões diferenciados de produtividade, como 10kg de gengibre em um único pé e amostras com mais de 22kg por metro linear. O proprietário quer a parceria com o Instituto para que esses padrões de produtividade sejam repetidos mais frequentemente. Os pesquisadores do campus conduzirão projetos de pesquisa e extensão para envolver os estudantes, principalmente do Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio, em todas as etapas do processo produtivo e das análises dos dados das pesquisas. O acordo de cooperação terá validade inicial de 12 meses, podendo ser renovado futuramente para cobrir outros projetos e novas linhas de pesquisa."

registrado em: