Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Usina fotovoltaica do Campus Centro-Serrano está em funcionamento
Início do conteúdo da página

Usina fotovoltaica do Campus Centro-Serrano está em funcionamento

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 14h48 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 07h50

 abril de 2023, entrou em funcionamento, a usina fotovoltaica do Ifes - Campus Centro-Serrano. Adquirida em outubro de 2022, por meio de verba oriunda de emendas parlamentares, a usina trará economia de energia elétrica e evitará a emissão de toneladas de CO2 por ano na atmosfera.


Ao todo são 112 painéis solares instalados no teto do Prédio Acadêmico. A energia produzida é transmitida integralmente para a rede elétrica da EDP Escelsa. Em contrapartida, a concessionária abate a quantia fornecida dos custos de consumo energético do campus Centro-Serrano.


Com a estimativa de geração de energia desse sistema em condições normais, é esperado 40% de economia na conta de energia do campus. Além disso, a nova tecnologia afeta positivamente outros fatores que influenciam na formação do custo do consumo, como a demanda contratada.


Além da economia, a usina fotovoltaica traz benefícios para o meio ambiente. A energia solar é uma das mais sustentáveis que existem, sendo renovável e limpa, não emite poluentes e nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

 

O campus agradece a Reitoria do Ifes por mais essa conquista!

362D61F9259328BE28B007A7EC31FFE1

 

 

 

foto usina 1

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página