Campus Centro-Serrano é contemplado em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo
O campus Centro-Serrano é contemplado em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Edital 006/2023 - Seleção de projetos de preservação e valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo - Linha 1 – Educação Patrimonial). O projeto de pesquisa e extensão tem como intuito construir um inventário participativo na cidade de Santa Maria Jetibá, que entregará fichas de inventário e um catálogo cultural com QrCodes, vinculado a um minidocumentário produzido durante as mediações das ações de educação patrimonial. O projeto contará com ações formativas para a comunidade escolar e evento de encerramento e apresentação pública dos resultados com o lançamento do produto.
As atividades contam com uma equipe de profissionais interdisciplinares. No campus participarão os docentes Mariana Petri da Silva, Felipe Ferreira Barros Carneiro e Katia Gonçalves Castor na função de mediadores, a bibliotecária Gabriela de Oliveira Gobbi como coordenadora, a Intérprete de libras Erivania do Nascimento Coutinho Majeski e a bolsista do ensino médio integrado Rhaniely Schulz Gehring. A fotógrafa Lília Márcia de Sousa Pessanha será responsável pelos registros audiovisuais. As atividades de mediação ainda terão a participação de docentes pesquisadores do campo do patrimônio, Maira Cristina Grigoleto e Marcello França Furtado.
Segundo a proponente, bibliotecária do campus, o projeto será importante, pois a Educação Patrimonial provoca a apropriação e o reconhecimento do patrimônio cultural a partir de variadas interpretações e sensações estimulando a reflexão crítica sobre história e memória além de consolidar a valorização das identidades dos grupos que compõe a cidade de Santa Maria de Jetibá.
Redes Sociais