Campus Centro-Serrano é contemplado em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Edital 014/2023 - Difusão audiovisual na Linha 1 – Projetos de desenvolvimento e manutenção de cineclubismo no Espírito Santo).

O projeto “Bibliocine” tem como objetivo desenvolver atividades cineclubistas na biblioteca promovendo o acesso à cultura cinematográfica e o debate crítico sobre temas relevantes para a comunidade escolar. Para isso, a biblioteca passará por uma reforma para a montagem da sala de cinema, que receberá climatização, isolamento acústico e 40 poltronas. O projeto será vinculado ao ensino e a extensão, pois também serão oferecidas sessões de cinema à comunidade externa.
Vale mencionar que o projeto vai ao encontro da Lei 13.006, de junho de 2014, que estabelece a obrigatoriedade das escolas brasileiras a exibirem no mínimo duas horas de filmes nacionais por mês, bem como da Instrução Normativa n° 63 de 2 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Cinema que regulamenta os cineclubes.
A escolha dos temas e a formação do cineclube terá o protagonismo estudantil, pois ao dar aos estudantes a oportunidade de participar ativamente nas escolhas de filmes e temas, estamos abrindo o diálogo no ambiente educacional. A diversidade de gostos, experiências e pontos de vista dos estudantes contribuirá para seleção de filmes que refletem a riqueza da comunidade escolar. O projeto conta com a equipe de docentes e técnicos administrativos e selecionará três bolsistas de ensino médio integrado para a direção de um curta-metragem, produto resultante do projeto, que será produzido pelos cineclubistas.
A programação ficará disponível na página da biblioteca no site do Ifes, terá uma TAG “Bibliocine” para as informações necessárias.
A proponente do projeto, bibliotecária do campus, Gabriela de Oliveira Gobbi, acredita que o projeto tornará a biblioteca uma ferramenta para discutir questões sociais, culturais e políticas, além de suplementar o currículo escolar e estimular o interesse pela leitura.
Redes Sociais