Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Neabi

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h28 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 10h46

Índice de Artigos

 

 

 

 

 


Campi do Ifes promovem ações em comemoração ao dia da Consciência Negra

neabi

 

O Neabi é um órgão de natureza propositiva, consultiva e executiva, de composição pluridisciplinar, instituído pela Diretoria-Geral de cada Campus, Campus Avançado e Cefor por meio de Portaria. Ele está vinculado à Diretoria de Ensino, ou órgão equivalente, e tem como referência a Pró-Reitoria de Ensino, na Reitoria.

O Neabi tem por finalidade desenvolver ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi é um órgão de natureza propositiva, consultiva e executiva, de composição pluridisciplinar, que tem por finalidade desenvolver ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural.

O Neabi tem por princípios o respeito aos Direitos Humanos, a educação de qualidade para todos e todas, o acolhimento à diversidade, a acessibilidade e autonomia, a gestão participativa e a parceria entre comunidade escolar e sociedade civil.

Entre os principais objetivos do Núcleo destacamos o seu caráter de propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo. Assim como atuar no desenvolvimento de ações afirmativas no Ifes, em diálogo com os movimentos sociais e demais setores da sociedade civil, em prol de uma efetiva implantação do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, conforme o arcabouço legal.

O Núcleo também objetiva desenvolver ações, projetos e cursos na temática da Educação para Relações Étnico-Raciais e Racismo (ERERR) que promovam a cultura de uma educação antirracista que compreende e respeita a diversidade. Nesse sentido buscamos estimular a produção e a divulgação de materiais didáticos, paradidáticos e bibliográfico que valorizem as temáticas afro-brasileira, africana e indígena. Assim como recomendar o nome de obras literárias e publicações científico-acadêmicas relacionadas à educação étnico-racial e antirracista para o acervo da biblioteca do Campus.

Pedagogias de combate ao racismo e a discriminações elaboradas com o objetivo de educação das relações étnico/raciais positivas têm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra. Entre os negros, poderão oferecer conhecimentos e segurança para orgulharem-se da sua origem africana; para os brancos, poderão permitir que identifiquem as influências, a contribuição, a participação e a importância da história e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionar com as outras pessoas, notadamente as negras. Também farão parte de um processo de reconhecimento, por parte do Estado, da sociedade e da escola, da dívida social que têm em relação ao segmento negro da população, possibilitando uma tomada de posição explícita contra o racismo e a discriminação racial e a construção de ações afirmativas nos diferentes níveis de ensino da educação brasileira (Resolução CNE/CP 1/2004. p. 16 e 17).

O Neabi do Campus Centro-Serrano é organizado pela Resolução do Conselho Superior do Ifes n° 27/2020 e possui, para além desses citados, diversos objetivos e faz parte da política pública para igualdade racial. A sociedade brasileira é profundamente racista e desigual e essas são realidades que prejudicam a todos, nega oportunidades, ceifa vidas e impede um real desenvolvimento do país. Nossa luta é no enfrentamento dessas desigualdades e na inclusão dos mais vulneráveis socialmente, seja por políticas de ações afirmativas ou por projetos e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Seja um parceiro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Centro-Serrano e venha debater conosco as questões das Relações Étnico-Raciais brasileira.

Faça contato: neabi.cs@ifes.edu.br

Referências.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das elações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, homologação publicada no DOU 19/05/2004, Seção 1, p. 19. Resolução CNE/CP 1/2004, publicada no DOU 22/06/2004, Seção 1, p. 11.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. 1ª ed. São Paul: Companhia das Letras, 2019 .

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página